O que e Cabo Coaxial


O Cabo coaxial foi um dos primeiros tipos de cabo usados em rede. Ele possui dois fios, sendo um deles uma malha que envolve o cabo em toda a sua extensão. Essa malha funciona como uma blindagem, oferecendo uma excelente proteção contra interferências eletromagnéticas.
O cabo coaxial mais utilizado, chamado cabo coaxial fino ou conhecido como 10Base2, utiliza em suas extremidades conectores chamados BNC.
 
Os cabos coaxiais são cabos constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plástico, chamada de dielétrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

O cabo possui uma impedância, que é medida em ohms (Ω). A impedância é a soma vetorial de três grandezas: resistência, reatância capacitiva e reatância indutiva.
As redes Ethernet utilizam cabos coaxiais de 50 ohms. Já as redes ARCNet utilizavam cabos de 93 ohms. Apesar de parecer iguais os cabos coaxiais, cada cabo tem sua impedância diferente, ou seja, os cabos de redes, cabos de antenas parabólicas e cabos de TV a cabo têm impedância diferente.
 
Vantagens dos Cabos Coaxiais:
·       Sua blindagem permite que o cabo seja longo o suficiente.
·       Permite o uso de redes multicanal (broadband).
·       Melhor imunidade contra ruídos e contra atenuação do sinal que o par trançado sem blindagem.
Desvantagens dos Cabos Coaxiais:
·       Por não ser flexível o suficiente, quebra e apresenta mau contato com facilidade.
·       Pelo mesmo motivo é difícil de passa-lo por conduítes, dificultando a instalação de rede no ambiente de trabalho.
·       Normalmente utilizado em topologia linear (barramento), onde caso o cabo quebre ou apresente mau contato, o segmento inteiro da rede deixa de funcionar.
·       Cada tipo de rede requer um cabo com impedância diferente (como a maioria das redes locais é Ethernet, isso não chega a ser um inconveniente).
Em redes que utilizavam esse tipo de cabo, sendo a maioria topologia linear (barramento), quando um cabo venha a ser romper ou a apresentar falhas, todo o segmento também parava, comprometendo toda a rede, e a dificuldade maior era saber onde estava o problema, com isso fez com que caísse em desuso esse tipo de cabo.
Porém ainda existam redes utilizando esse tipo de cabo, pois ele é uma solução barata em trechos onde a interferência eletromagnética é alta, e o cabo par trançado blindado é caro.
Outro ponto que fez esse tipo de cabo cair em desuso foi à taxa de transferência de dados, o cabo coaxial trafega no máximo 10 Mbps, e o cabo par trançado trafega a 100 Mbps.

Tipos de Cabos Coaxiais:
Existem vários tipos de cabos coaxiais no mercado, já que esse tipo de cabo é só usado em redes locais, mas usados bastantes para transmissão de sinais de áudio e vídeo. Em redes de computadores os 2 tipos de cabos usados são: o 10Base2(cabo coaxial fino) e o 10Base5(cabo coaxial grosso). A diferença física entre eles é a espessura do cabo. O cabo mais grosso é mais resistente à interferência eletromagnética e o seu comprimento em um segmento é maior, porém é menos flexível que o cabo coaxial fino.

As nomenclaturas de cabos utilizam o seguinte padrão:
[taxa máxima de transmissão de dados] [tipo de transmissão] [comprimento máximo]
Pegaremos um tipo de cabo coaxial fino como exemplo:
10Base2
Sendo 10 a taxa de transferência máxima que é 10Mbps, Base é o tipo de transmissão sendo baseband(banda base ou unicanal), e o 2 seria o comprimento máximo do cabo que é de 200 metros(sendo que o comprimento máximo do cabo 10Base2 é de 185 metros, porém como é quase 200 metros foi preferível arredondar.
Cabo Coaxial Fino(10Base2)
O cabo coaxial fino também é conhecido por outros nomes, como 10Base2, Thinnet, Cheapernet. Existem varios cabos coaxial fino, sendo mais usados em redes Ethernet o RG-58(50Ω) e o RG-62(93Ω) que era usado em redes antigas ARCnet.
Nesse tipo de cabo o comprimento maximo do cabo era de 185 metros por segmento de rede e possui uma limitação de estações de trabalho conectada no segmento de 30 maquinas. É possivel interligar até 5 segmentos de redes ao mesmo tempo, utilizando um periferico chamado repetidor, fazendo com que essa rede  possa chegar a 925 metros de comprimento e 150 maquinas conectadas nessa rede.
Em redes que usava o cabo coaxial fino, a conexão de cada micro com o cabo de rede(barramento) é feita através de conectores BNC em “T”.

A rede fica como na imagem abaixo, cada maquina usando o conector BNC.

Cabo Coaxial Grosso(10Base5)
O cabo coaxial grosso é também conhecido como Thicknet. O seu comprimento maximo é de 500 metros por segmento de rede, permitindo até 100 maquinas por segmento .  Como no 10Base2 a conexão entre redes é de 5 segmentos desde que estejam interligados por repetidores, sendo que o comprimentos dessa rede pode chegar a 2,5 Km e 500 maquinas ligadas simultaneamente.
A blindagem desse cabo é o dobro comparado a do cabo coaxial fino, porem a impedancia é a mesma a do cabo coaxial fino, 50Ω(ohms). Por ser mais grosso e a blindagem maior a sua flexibilidade é minima, dificultando a passagem por conduites no ambiente de trabalho, por isso que esse cabo é menos utilizado que o coaxial fino.
Esse cabo era utilizado em redes para formar a espinha dorsal(backbone) da rede. Só que ultimamente não é mais ultilizado, assim como o coaxial fino, pois a velocidade maxima de transferencia é de 10Mbps.
Nas redes usando o cabo 10Base5, a ligação de cada micro era feita atraves de um conector chamado vampiro. Esse conector faz dois furos no cabo, estabelecendo um contato com o nucleo e com a malha do cabo. Esse conector era ligado a um transceptor(transceiver)que por sua vez era ligado a placa de rede do micro atraves de um cabo, e esse cabo que faza a conexão entre o tranceiver e a placa de rede não podia ter mais que 15 metros de comprimento.
 
Os computadores dessa rede que usavam o transceiver era obrigatoriamente ter placa de rede do tipo AUI(Attachment Unit Interface) ou também chamada de DIX, esse conector tem 15pinos femea, lembra bastante a porta paralela das placas mãe.
A instalação do transceptor pode ser feita com a rede ativa, não precisando desligar a rede para instalar o componente. A distancia entre cada transceptor instalado no cabo coaxial grosso deve ter no mínimo 2,5 metros.

Utilização de cabos coaxiais nos dias de hoje
Entre pesquisas e levantamento de informações, cheguei à conclusão que apesar dos cabos coaxiais serem velharia na área de redes de computadores, ainda existem empresas que utilizam esses cabos para alguns determinados casos, tipos algumas das empresas de TV parabólica (SKY HDTV) e TV a cabo (TV Cabo) ainda utiliza esse cabo para fazer a conexão entre os aparelhos, para os fins de audiovisual ainda esse tipo de cabo é usado.
Encontra-se empresas que utilizam os cabos coaxiais para outros fins, estilo a SteelBras  que usa para fabricar antenas para radio amador e outros tipos de antenas.
 Além dessas citadas acima, têm uma empresa no ramo de telecomunicações (internet) que utiliza cabos coaxiais em parte das suas aplicações, esta empresa está crescendo e muito na nossa região, A CaboNet é uma empresa que fornece internet(banda larga) utilizando a tecnologia mais recente que é a fibra óptica que a taxa de transmissão é a mais rápida até então, porem junto com essa tecnologia nova ela também usa um ultrapassada na redes de informática que é a de cabo coaxiais.
A CaboNet usa a fibra óptica no postes, e nos postes para as maquinas é usado cabo coaxiais, derrubando drasticamente a velocidade da taxa de transferência, a conversão do sinal de luz para o elétrico para passar da fibra óptica para o cabo coaxial é usado um transceiver.

Referencias bibliograficas:
Site: Hardware.com. br
Livro: Redes de computadores - Gabriel Torres


Trabalho de Redes de computadores - ETEC - Presidente Prudente.

Realizado  por mim _JUNINHU_